PANACÉIA DELIRANTE

terça-feira, 28 de abril de 2009

Teoria da cota mínima:

Eu estou fazendo uma disciplina chamada Psicologia das Relações Humanas, por isso fico cheia de caraminholas na cabeça. Desenvolvi essa teoria dentro do ônibus. Ela com certeza ela já deve existir, mas mesmo assim compartilho – a, na esperança de encontrar pessoas tão ignorantes como eu sobre o assunto. Trata-se de um raciocínio sobre a dinâmica de uma empresa ou grupo de trabalho.
Em que consiste:
Em qualquer empresa ou grupo de trabalho existem as demandas fixas e as inesperadas. As demandas fixas são distribuídas entre os integrantes ou funcionários de acordo com a função e habilidade de cada um. Até aí tudo bem...
Cada indivíduo possui então uma determinada quantidade de afazeres que são da sua responsabilidade que compõem a sua Cota Mínima. Alguém que realiza todas as tarefas da sua cota mínima não cumpre mais do que com sua obrigação com o grupo ou empresa.
Os problemas de ultima hora, entretanto, podem não ser da responsabilidade de ninguém, entretanto alguém precisa resolvê-los. Esses afazeres são, portanto, repassados para algumas pessoas que passam a fazer mais do que sua cota mínima. Natural.
Se um indivíduo está inserido numa dinâmica em que a todo o tempo ocorrem imprevistos e mesmo assim ele continua em sua Cota Mínima ou muito próxima a ela, é porque obviamente ao seu lado existe alguém sobrecarregado.
“Deus não nos dá uma cruz que não podemos carregar”, diz o dito popular. Verdade, embora o fato de conseguirmos carregar uma cruz pesada, não quer dizer que não podemos carregar uma mais leve.
As pessoas podem estar sobrecarregadas por opção – são centralizadoras – ou por que são as mais aptas a resolver determinadas demandas. Outra verdade.
A Psicologia Social denomina Vadiagem Social o comportamento de um indivíduo que passa a agir mais relaxadamente enquanto outro (s) se sobrecarrega em suas atividades. Muitas vezes isso acontece inconscientemente por que tendemos a procurar posições confortáveis na nossa vida. Por outro lado, algumas pessoas possuem personalidade centralizadora, não delegam funções e muitas vezes não se incomodam de estarem extrapolando a Cota Mínima. Determinar de quem é a culpa seria como dizer quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Claro que tudo isso é a minha opinião, estou fazendo uma divagação: amanhã perguntarei `a minha professora.
O que quero dizer no final das contas é que se restringir a Cota Mínima é como andar devagar numa pista de alta velocidade. Empresas de informática como a Google cedem aos seus funcionários 20% da semana para trabalharem no que quiserem, para inventar, propor, inovar, sair do lugar comum. Sair do lugar comum é o mínimo que agente pode fazer...

Nenhum comentário: