PANACÉIA DELIRANTE

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Quem de dentro de si não sai...


Hoje faz uma semana que não posto nenhum texto meu. O que não é nenhum problema já que estou muito mais segura da qualidade artística dos autores aqui citados do que de mim mesma. Hoje, mais uma vez citarei Vinicius de Morais ( e que nossas almas possam se encontrar e consumar um ato carnal – paradoxo – no paraíso...)


Berimbau é mais que a letra de uma música ou um poema cantado. Ela é o apanhado de ensinamentos aparentemente populares e organizados sob a forma de ensinamentos. No youtube tem um vídeo de Vinicius cantando essa música entre um grupo de jovens, essa imagem sintetiza a minha fantasia do Velho Poeta dando uma de professor ou filósofo. Mas deixa de blá blá blá que a música fala por si

Quem é homem de bem
Não trai!
O amor que lhe quer
Seu bem!

Quem diz muito que vai
Não vai!
Assim como não vai
Não vem!...

Quem de dentro de si
Não sai!
Vai morrer sem amar
Ninguém!

O dinheiro de quem
Não dá
É o trabalho de quem
Não tem!

Capoeira que é bom
Não cai!
E se um dia ele cai
Cai bem!...

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará...

Se não tivesse o amor
Se não tivesse essa dor
E se não tivesse o sofrer
E se não tivesse o chorar
Melhor era tudo se acabar

Eu amei, amei demais
O que eu sofri por causa de amor ninguém sofreu
Eu chorei, perdi a paz
Mas o que eu sei é que ninguém nunca teve mais, mais do que eu

Um comentário:

Eduardo Medeiros disse...

oi.

Desculpas ao Paulo e a você. Mas do jeito que está escrito, achei que o final era seu. Mas tenho certeza que poderia ter sido.

"eterno enquanto dure"? Então que dure para sempre!

Quanto ao Vinicius, sou suspeito, pois é um dos meus escritores poetas preferido.

Não deveríamos sofrer por amor, mas sei que sofremos. Mas quando sofremos por amor é por amor que sofremos? Se sofre de paixão. Se sofre por misquinhez da pose. Se sofre pelo ciúme inútil. Mas se é assim, que dor é essa que sabemos ser de amor? Sabemos?

Um grande abraço.

olharotempo.blogspot.com