PANACÉIA DELIRANTE

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mentira


Hoje assisti ao programa de Marília Gabriela. O tema era mentira e ela entrevistou a psicóloga Lídia Aratangy. Poderia pontuar milhares das passagens que chamaram minha atenção, mas começo por um comentário da própria Marília ao citar um amigo. Ela perguntou:
- Você mente?
- Eu escolhi ser simpático. Por isso eu minto.
O que diferencia sua resposta da padrão (afinal todo mundo mente) é a consciência da escolha. Ser simpático é uma escolha, mentir é uma escolha. Outra coisa: a verdade crua e nua muitas vezes se encontra a um passo da crueldade. Crueldade, obviamente é outra escolha.

Em outro momento ela comenta sobre o comportamento dos mitômanos, aqueles que não conseguem ficar sem mentir e muitas vezes não distinguem o que é realidade.
- Como isso é possível? – Perguntou Marília
- Fazemos isso o tempo todo. Contamos mentiras para nós mesmos sempre. Dizemos: “Ele não ligou porque a bateria deve ter acabado”. Fantasiar é próprio do ser humano.

Grande parte das relações amorosas se constrói em mentiras. Procuram-se pontos convergentes entre a pessoa e seu parceiro, ela finge gostar de coisas da qual não se interessa tanto, forja de maneira sutil seu comportamento para entrar em sintonia, transfere ao outro uma imagem de parceiro ideal. Vestimos o parceiro de príncipe. Ele por sua vez, quer ser o príncipe, quer que seja verdade aquilo que está sendo dito ou construído. Veste-se de príncipe enquanto ajuda a vestir a outra de princesa.

A definição de hipocrisia de Lídia também foi bem interessante: o hipócrita não é de determinada maneira, mas sabe como deveria ser e finge. Desenvolvendo o raciocínio chego à conclusão: A hipocrisia vem de umas consciência moral (eu deveria ser humilde) embora essa moralidade não seja sincera (não sou humilde), ainda assim ela é expressa (ajo com humildade)...


Sorri
Vai mentindo a tua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz!

(J. Neto)

... Continua, talvez.

2 comentários:

Daniel Guerra disse...

ler "sobre verdade e mentira no sentido extramoral", do fofo frederico nietszche.

Lara Couto disse...

Já li...